Roteiro Papa João Paulo II Cracóvia Polônia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

Quando eu visitei a cidade de Cracóvia na Polônia, tive a oportunidade de fazer o Roteiro do Papa João Paulo II, que era polonês e viveu muitos anos na cidade. Conheci a faculdade que ele estudou e deu aula, a casa onde ele morou, o museu onde ficam seus pertences pessoais, a catedral onde ele celebrou a 1ª missa como padre, etc. Vou mostrar tudo aqui nesse post.

Karol Józef Wojtyła nasceu no dia 18/05/1920 em Wadowice, uma pequena cidade perto de Cracóvia na Polônia.

Aos 18 anos de idade, mudou-se para Cracóvia para estudar. Se matriculou na Universidade Jaguelônica para cursar filologia (estudo das línguas). Ao longo da vida, ele aprendeu 12 idiomas e falava todos fluentemente.

A Universidade Jaguelônica foi a 1ª universidade estabelecida na Polônia, fundada em 1364. É uma das mais antigas da Europa. Leia mais sobre a Universidade Jaguelônica CLIQUE AQUI

O Colégio Maius é o edifício mais antigo da Universidade Jaguelônica. Foi onde estudaram alunos ilustres, entre eles Nicolau Copérnico e Karol Józef, que até então era chamado assim porque não havia se tornado Papa ainda. Anos mais tarde, Karol Józef se tornou professor e deu aula nessa mesma universidade que um dia foi aluno.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu a Polônia. Os nazistas fecharam a Universidade Jaguelônica, onde Karol estudava. Todos os homens do país foram obrigados a trabalhar em coisas relacionadas com a guerra. Assim, de 1940 até 1944, Karol trabalhou em diversos empregos. Por causa do trabalho, foi poupado de ser deportado para a Alemanha ou para a frente de guerra onde faria trabalhos forçados.  

Já com a ideia do sacerdócio na cabeça, em outubro de 1942, ele bateu às portas do palácio arcebispal de Cracóvia e pediu para ter aulas no seminário. 

Em 1944, Karol foi atropelado por um caminhão do exército nazista. O oficial alemão o socorreu e o enviou para um hospital, onde Karol passou duas semanas se recuperando. Para ele, o acidente e a sua sobrevivência foram a confirmação de sua vocação. Meses depois, no chamado "Domingo Negro", a polícia secreta alemã (Gestapo) juntou os homens de Cracóvia para evitar uma rebelião similar a ocorrida em Varsóvia. Karol escapou se escondendo no porão da casa de um tio. Mais de oito mil homens e rapazes foram levados presos naquele dia, mas Karol conseguiu escapar para o palácio do arcebispo, onde ele permaneceria até o fim da guerra. 

A organização judaica afirmou que durante a guerra, Karol ajudou a proteger muitos judeus poloneses dos nazistas. 

 
 

Em janeiro de 1945, os alemães perderam a guerra e fugiram da cidade. Com isso, os estudantes puderam retomar o seminário. 

Em 1946 foi ordenado padre e com 26 anos de idade, celebrou sua 1ª missa, na Catedral de Wawel.

   Em frente à Catedral, tem uma estátua de Karol Józef, já como Papa.

 
 
 

O Papa João Paulo II é considerado Santo na Polônia. Dentro da Catedral, eu peguei um santinho de oração para dar de presente para minha mãe. A oração está toda em polonês, mas eu joguei no Google para traduzir.

Em 1958, Karol Józef se tornou Bispo Auxiliar de Cracóvia. Com 38 anos de idade, foi o mais jovem Bispo da Polônia.

Em 1964, ele se tornou Arcebispo de Cracóvia.

  Cardeal Wojtyła, Arcebispo de Cracóvia.

 

Durante esse período, Karol Józef morou em uma casa no centro histórico de Cracóvia, onde hoje funciona um Museu que expõe seus pertences pessoais. Endereço: Rua Kanonicza, 19.

 

  Karol Wojtyła sendo proclamado cardeal em 1967.

 

Em 1978, Karol Józef foi eleito Papa (o primeiro papa não italiano em 455 anos) e passou a morar em Roma, no Vaticano.

Mas sempre que visitava a Polônia, ficava hospedado no Palácio dos Bispos em Cracóvia. O prédio tem um janelão central, de onde o Papa atendia e conversava com os fiéis. Hoje, no lugar da janela, fica uma fotografia gigante do Papa.

Em frente ao prédio do Palácio dos Bispos tem uma praça muito bonita com bancos escritos com mensagens do Papa.

  Nesse banco, está escrito em polonês: "Eu estava procurando por você e agora você veio até mim." Ass: Santo Papa João Paulo II.

Em 1979, João Paulo II tornou-se o primeiro papa a visitar o campo de concentração de Auschwitz, onde muitos de seus amigos (judeus poloneses) haviam morrido durante a Segunda Guerra Mundial. Auschwitz fica perto de Cracóvia e antigamente, fazia parte de sua diocese. 

  Essa e a foto abaixo: o Papa em Auschwitz.

Nos anos posteriores, as relações entre o catolicismo e o judaísmo melhoraram com o pontificado de João Paulo II. Ele falou com frequência sobre a relação da Igreja com os judeus.

João Paulo II foi Papa por 26 anos. 

Ele morreu no Vaticano, no dia 02 de abril de 2005. Já com a doença de Parkinson muito avançada, após uma infecção urinária grave, o Papa entrou em choque séptico (falência circulatória) e morreu de um colapso cardiovascular irreversível, 46 dias antes de completar 85 anos. 

Seu corpo está enterrado na cripta da Catedral de São Pedro no Vaticano, junto a outros Papas.

 

Leia também:

Varsóvia, a capital da Polônia

Cracóvia, uma das cidades mais bonitas da Europa

Auschwitz, Campo de Concentração Polônia

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.