Morro Branco e Praia das Fontes Ceará

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 

 

Morro Branco é uma vila do pequeno município de Beberibe, que fica a 80 km de Fortaleza, cerca de 1 hora e meia de carro. 

Morro Branco é um dos cenários mais bonitos do Ceará. É o lugar onde as falésias formam labirintos impressionantes.

CURIOSIDADE: A palavra Ceará originou-se do nome do deserto africano Saara, devido às várias dunas das praias cearenses.

A Praia das Fontes é a mesma praia das Falésias de Morro Branco. As fontes de água doce brotam dos lençóis freáticos e escorrem por bicas. Dá pra conhecer tudo pelo passeio de buggy. 

Morro Branco é uma graça de lugar. Gostei bastante. Me pareceu maior que Canoa Quebrada, com mais estrutura. Há muitos resorts de luxo, mas também tem pousadas charmosas com preço de hospedagem mais em conta. As barracas da praia são excelentes.

O Ceará é lugar de mar verde e águas mornas.

 Igrejinha de São Pedro, Morro Branco. 

 

Silicografia, a Arte dos Desenhos com Areia

Da região de Beberibe são retiradas as famosas areias coloridas que servem de matéria prima para fazer desenhos em garrafinhas. É o artesanato mais original da região. Silicografia: Arte de criar desenhos com areia. Há barracas vendendo esse artesanato por toda parte.

As cores de tons terrosos, marrom, amarelo, avermelhado e rosê são tons naturais retirado diretamente das falésias. As outras cores, como azul, verde e pink são tingidas com corantes.

Ao longo do passeio pelas falésias, o guia vai tirando amostras de cores de areia e colocando na mão. No final, a mão dele fica igual uma paleta de pintura, com várias gamas de cores naturais, olha que incrível.

 

O Labirinto das Falésias de Morro Branco

DICA IMPORTANTE: Deixe para fazer o passeio pelo labirinto das falésias à tarde (por volta de 13hrs mais ou menos), porque de manhã fica LO-TA-DO de gente por causa dos ônibus de turismo que fazem bate-volta saindo de Fortaleza. Quando chega meio dia, os ônibus saem de Morro Branco em sentido à Canoa Quebrada. Então a cidade fica beeemmmm mais tranquila. 

De manhã, faça o passeio de buggy, porque tem que ser na maré baixa. Quando a maré sobe, o buggy não transita mais pela praia.  

Eu fiquei muito impressionada com esse passeio. É realmente uma maravilha da natureza. As falésias de Morro Branco são consideradas vivas por ainda estarem sujeitas à ação do mar, criando caminhos entre as rochas (como canyons), formando labirintos. 

A cor do mar ao fundo contrasta com a cor das falésias.

O passeio só pode ser feito com acompanhamento de um guia credenciado, porque algumas pessoas estavam depredando as falésias (infelizmente), então o acompanhamento do guia passou a ser obrigatório. 

Os guias são muito simpáticos. São moradores locais treinados para guiarem os muitos turistas que visitam Morro Branco. Eles nos atendem por ordem de chegada. Não é obrigado pagar nada a eles, mas vivem de gorjeta, então no final do passeio os turistas sempre dão algum dinheiro. Eles merecem porque o guiamento é incrível.

O passeio começa pelo alto das falésias. A gente caminha pelo topo dos paredões. A vista é impressionante. 

 O Farol de Morro Branco.

 

Olhando assim a gente não tem noção da altura! É realmente muito alto. Essas rachaduras no chão são na verdade canyons profundos. Chegando lá embaixo, a gente caminha por eles.

 Quando a gente desce, caminhamos por essa trilha entre as falésias.

 

Lá embaixo tem uma barraca que vende água de côco geladinho. Parada perfeita para se refrescar depois de caminhar debaixo de tanto sol.

Daqui em diante, o passeio é por baixo, entre as falésias. Brota uma água do chão e forma um pequeno riacho. É água doce que vem dos lençóis freáticos. É super refrescante andar descalço por ali.

Lembre-se que as falésias estavam bem vazias e mais tranquilas por causa do horário que eu fui. De manhã é impossível tirar fotos como essas, sem aquela multidão de gente.

Caminhando pelo labirinto, a cor das paredes vai mudando por causa da composição das rochas. Uma maravilha!

O guia vai tirando amostras de cores de areia e colocando na mão. No final, a mão dele fica igual uma paleta de pintura, com vários tons de areia diferentes, tudo cor natural, olha que incrível.

Os guias batem fotos ótimas da gente ao longo de todo o trajeto. Eles conhecem os melhores ângulos da paisagem. As fotos ficam ótimas.

 

O passeio de Buggy

O preço do buggy é 250 reais. Você pode compartilhar com outras pessoas e dividir o valor. No buggy cabem 4 turistas além do motorista. O passeio dura 2 horas.

Para fazer o passeio, é preciso contratar um bugueiro credenciado. Ao chegar em Morro Branco, tem que ir até a Associação de Bugueiros e contratar um motorista, que também é o guia. Ele vai explicando tudo pelo caminho. 

DICA MUITO IMPORTANTE: O passeio de buggy tem que ser feito de manhã por causa da maré. Quando ela sobe, o buggy não transita mais pela praia. Mas deixe para fazer à tarde o passeio pelo labirinto das falésias (por volta de 13hrs mais ou menos), porque de manhã fica LO-TA-DO de gente por causa dos ônibus de turismo que fazem bate-volta saindo de Fortaleza. Quando chega meio dia, os ônibus saem de Morro Branco em sentido à Canoa Quebrada. Então a cidade fica beeemmmm mais tranquila.

 

Roteiro do Passeio de Buggy:

Labirinto das Falésias → O passeio começa de cara pelo labirinto de falésias. Mas como eu disse, deixei para depois porque estava lotado de gente. Olha quanto buggy estacionado na frente! Então eu pedi para o motorista nem parar, e passamos direto.

Gruta da Mãe Água → É uma caverna/gruta esculpida pela erosão dentro de uma falésia, com uma fonte de água doce brotando de dentro dela. Quando a maré sobe, a gruta fica submersa. Estava muito cheio para entrar, tinha uma fila gigante. Então eu não quis ficar.

Praia das 3 FontesJuventude, Careca e da Virgem → Fontes de água doce, onde as pessoas escolhem se molhar de acordo com o desejo de cada um. A Fonte da Juventude promete rejuvenescer 5 anos kkkkkk. A Fonte do Careca promete nascer cabelo em quem não tem, e quem tem demais, o cabelo cai! kkkkkkk. A Fonte da Virgem é para as solteiras que querem arrumar casamento, rs.

  As bicas das fontes.

 

Passeio de buggy pelas dunas → Antes da próxima parada, o bugueiro passeia pela praia e pelas dunas. Ele vai parando pra gente tirar fotos.

Ao longo da praia, a gente percebe a ação da erosão nas paredes e muros das propriedades que ficam à beira mar. Os muros desmoronam com a ação das marés. No futuro, esses terrenos não existirão mais.

O cantor Fagner, que é cearense, tem uma casa em Morro Branco. O roteiro do buggy passa em frente à casa dele. 

 No muro tem (tinha) o autógrafo do cantor, mas a erosão é implacável.

 

 O pessoal local gosta muito do Fagner. O bugueiro até me mostrou uma foto com ele.

 

Parada para banho em uma lagoa de água doce → Parada para banho na Lagoa Uruaú, de água doce, com redes na água e cabaninhas de sapê pra relaxar.

 

Passeio de Jangada

Preço:20 a 30 reais por pessoa. 

O passeio é rapidinho. Dura uns 30 minutos. Os jangadeiros ficam espalhados na praia esperando pelos turistas. É bem tradicional o jeito que eles pilotam a jangada, jogando água com um copinho na vela para controlar a direção. Balança muito! É passeio com emoção! Porque as ondas batem de frente. Tem colete salva-vida e parada para mergulho no mar.

 

Cenário de Filmes e Novelas

Morro Branco e Canoa Quebrada foram cenários da Novela Final Feliz da Rede Globo que passou no ano de 1982. A novela destacou as belezas naturais do litoral cearense e foi vendida para vários países da Europa devido ao sucesso que fez na época.

A casa onde os atores contracenaram ficou famosa e hoje é tombada pelo patrimônio. É uma simpática casa amarela que fica no alto do morro com uma vista linda da praia. A casa ficou importante para o turismo da cidade. De lá partem os passeios pelas falésias. Na casa há barracas de artesanato, roupas, chapéus e souvenirs.

 

Também em Morro Branco e Canoa Quebrada foram gravadas cenas do filme Bela Donna (1997), com a produção de Bruno Barreto. Clique Aqui para ver

 

Estrutura de Hotéis, Praia, Barracas de Praia e Estacionamento

Morro Branco é uma vila pequena. Logo que a estrada termina, a gente já chega em uma praça onde fica a Associação de Bugueiros (para contratar os passeios), o estacionamento (10 reais a diária) e as entradas das barracas de praia. 

 Na mesma praça ficam estacionados os ônibus de turismo. Mas ao meio dia, quase todos vão embora.

 

As barracas são ótimas, super bem estruturadas, espaçosas, com chuveiros, banheiros e ótimo serviço de praia. 

 Meu marido ficou trabalhando.

 

A praia é muito boa. Tem larga faixa de areia, não tem ondas fortes e é ótima para crianças. A água é morna e agradável. 

Ao longo da praia, têm vários hotéis e resorts de luxo. São construções lindas e grandiosas. Quando fazemos o passeio de buggy, passamos na frente. 

 Coliseum Beach Resort.

 

Mas vi também pousadas charmosas pela cidade. Então tem hospedagem para todos os gostos. Eu não fiquei hospedada em Morro Branco, fiquei em Canoa Quebrada.

 

Engenho Complexo Tradição e a Maior Rapadura do Mundo!

Horário de funcionamento: 7 às 18 hrs

O Complexo Tradição é um engenho de cachaça e rapadura que fica às margens da rodovia CE 040, na cidade de Pindoretama, a 50 Km de Fortaleza (cerca de 1 hora de carro). É caminho para quem vai para Canoa Quebrada ou Morro Branco. O Complexo Tradição funciona desde 1860. Lá, eles reúnem em um só lugar vários itens da cultura típica nordestina.

No Complexo Tradição fica a maior rapadura do Brasil (e acho que do mundo também), exposta dentro de um compartimento de vidro enorme.

No lugar, eles fabricam e vendem rapaduras de todos os sabores que você possa imaginar: menta, café, maracujá, açaí, chocolate, etc. Todos os sabores com degustação. Eu provei e é uma delícia mesmo.

Possui vários tipos de cachaça também, todas com degustação. Há bebidas exóticas, diversas opções de comes e bebes, tapioca, doces e várias outras comidas típicas. Os valores são bem honestos, não são abusivos. O lugar é ótimo para comprar lembrancinhas.

Tem música tocando ao vivo, um forrozinho rastapé gostoso.

Tomamos café lá, e para adoçar, nós usamos rapadura! Ficou muito bom.

Fique ligado: Os ônibus de turismo que fazem Bate-Volta de 1 dia saindo de Fortaleza têm como parada o Engenho Tradição. Geralmente isso ocorre à tarde, por volta das 17 horas. Nesse horário, o lugar fica bem mais cheio.

 

Bate-Volta de 1 dia saindo de Fortaleza, Vale à Pena?

O litoral do Ceará é dividido em costa Leste e Oeste. A capital Fortaleza fica numa posição estratégica, bem no meio do litoral cearense. De um lado estão as dunas que levam até Jericoacoara (litoral oeste), do outro lado ficam as areias coloridas de Morro Branco e as falésias vermelhas de Canoa Quebrada (litoral leste). 

A gente pousa no aeroporto de Fortaleza e já pensa em alugar carro para cair na estrada. A maioria das pessoas que desembarca na capital já está de olho nas outras praias mais distantes. Apesar de que, passar uns dias em Fortaleza também é fundamental. (Veja meu Post sobre Fortaleza)

Dá para conhecer Morro Branco e Canoa Quebrada num bate-volta de 1 dia saindo de Fortaleza. O passeio sai bem cedo em um ônibus. Para em Morro Branco e de buggy os turistas percorrem as 2 praias (Morro Branco e Praia das Fontes). Voltam para o ônibus e pegam mais estrada. Chegam em Canoa Quebrada na hora do almoço. Depois de comer, tem um tempo livre para curtir a praia ou fazer um passeio curto de buggy. No final do dia, o ônibus retorna à Fortaleza, chegando por volta das 18 hrs.

Quem já fez esse passeio achou cansativo. Porém, se você não tiver mais tempo, e se esse for o único jeito de conhecer Morro Branco e Canoa Quebrada, eu recomendo que você faça sim. Não perca a oportunidade, porque são lugares muito legais. 

No meu caso, eu preferi ficar hospedada em Canoa Quebrada por 2 dias. E na volta para Fortaleza, passei um dia em Morro Branco com mais calma, sem a correria dos roteiros das agência de viagens.

 

O Monumento das Estradas Cearenses

Essa escultura de concreto armado é encontrada nas principais estradas do Ceará onde o tráfego de turismo é mais intenso. A obra de arte foi encomendada pelo DER (Departamento Estadual de Rodovias). 

O monumento simboliza o espírito de persistência do cearense, que tem em suas estradas o caminho para o avanço e desenvolvimento da sua economia.

 

Leia também:

Fortaleza, a Capital do Ceará

Canoa Quebrada

Jericoacoara

Outras Cidades e Passeios pelo Brasil

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.