Instituto Itaú Cultural

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma
 
 

Coleção Brasiliana Itaú Cultural escadaria prédio da Av. Paulista atração grátis Blog da Ana Cassiano anacassiano.com.br                      Coleção Brasiliana no Itaú Cultural. Nós, Guias de Turismo da cidade de São Paulo.

 

O Instituto Itaú Cultural fica na A. Paulista, 149. Foi fundado em 1987,concebido por Olavo Setúbal e tem por objetivo incentivar, promover e pesquisar linguagens artísticas e eventos culturais, bem como preservar o patrimônio cultural do país. É aberto ao público, funciona todos os dias e tem entrada gratuita.

        Entrada do prédio.

 

        Cafeteria.

 

Coleção Brasiliana

Movido pelo sonho de reunir registros artísticos e históricos do Brasil, Olavo Setúbal começou em 1969, a colecionar obras de arte, documentos, objetos e livros que retratam a produção artística no país desde o descobrimento até o século XX.

O acervo hoje tem mais de 12 mil itens, considerado o maior de uma companhia privada da América Latina.

           Todas as figuras são pintadas à mão em tinta aquarela e mostram a fauna e a flora brasileira.

 

Em homenagem ao seu fundador, o Itaú Cultural criou o Espaço Olavo Setubal – Coleção Brasiliana, que reúne 1.300 obras, um acervo simbólico da formação cultural no país em seus cinco séculos.

O acervo inclui obras de Frans Post, Rugendas, Debret, moedas e medalhas desde a entrada dos portugueses no país.

         Pergaminho assinado pelo Rei de Portugal décadas após o descobrimento.

 

         Moedas cunhadas em Portugal trazidas na época do descobrimento.

 

         Um belo quadro retratando como era São Paulo na época.

 

As primeiras edições de obras de poetas e romancistas como Machado de Assis e Castro Alves, entre outros trabalhos e autores.

        Os primeiros traços de Oscar Niemeyer.

         

Leia também:

Tudo de legal que tem para conhecer na cidade de São Paulo

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.