Malmö Suécia

Choose the Language ↓ Escolha o Idioma

 

 

Fatos sobre Malmö

  • Malmö é uma cidade da Suécia que fica na Escandinávia, no Mar Báltico. 

  • Depois de Estocolmo e Gotemburgo, Malmö é a 3ª maior cidade da Suécia e a 7ª maior cidade dos Países Nórdicos.

  • Malmö é a capital da província de Escânia (Skåne). 

  • O nome Malmö deriva de malm (areia) e hög (monte), significando "monte de areia". 

  • Tem uma população de 313 mil habitantes (2022*).

  • Malmö é um dos centros metropolitanos que mais cresce na Suécia. O elevado número de nascimentos e o afluxo de pessoas representam a maior parte do aumento da população. 

  • Apesar dessa estatística, andando pela cidade, notei pouquíssimas pessoas nas ruas. Parece tudo muito vazio, mesmo no verão. Isso em geral, é característica de países de primeiro mundo. Com poucos habitantes, não há aglomeração de pessoas e moradias e portanto, há menor desigualdade social e o governo consegue controlar e oferecer melhores condições de vida para a população.

  • Malmö se tornou um destino fácil de visitar após a construção da Ponte Øresund que liga a cidade à Copenhagen. São apenas 40 minutos de carro ou 1 hora de trem ou ônibus que separam Malmö de outro país, a Dinamarca.

  • Embora Copenhagen e Malmö serem próximas e estarem ambas localizadas em países nórdicos, são cidades bem diferentes e oferecem atrações distintas para os visitantes. Por isso, vale muito a pena conhecer as duas. É como conhecer dois países totalmente diferentes separados apenas por uma ponte.

  • As partes mais antigas de Malmö foram construídas entre 1300 e 1600, porém desde a construção da ponte Øresund, a cidade passou por uma grande transformação. Atraiu diversas empresas de biotecnologia e TI e se desenvolveu até nos projetos arquitetônicos, dando uma cara bem moderna para bairros recém surgidos.

  • Malmö é uma grande cidade industrial, comercial e portuária. Se reinventou como um centro de conhecimento dinâmico construído sobre diversidade cultural, juventude e desenvolvimento sustentável.

  World Trade Center de Malmö.

 

  • Há muitas bicicletas e pistas para bikes espalhadas por todos os lados.

  • Em 2015, durante a crise de imigração na Europa, muitos refugiados encontraram abrigo na Suécia, sendo este um dos países da União Europeia que mais recebeu imigrantes que acabaram se instalando na região de Rosengard, em Malmö.

 

Diferença entre Escandinávia x Países Nórdicos

A Suécia faz parte da Escandinávia e dos Países Nórdicos

  • Escandinávia é uma denominação geopolítica que engloba Noruega, Suécia e Dinamarca. A palavra Escandinávia tem sua origem no Império Romano, quando os romanos acreditavam que as terras situadas ao norte da então Germânia eram uma ilha só, chamada Scania. Na verdade, tratava-se da ponta da Suécia.

  • Países Nórdicos é a denominação do bloco que compartilha tradições, história e fronteiras geográficas. Fazem parte: Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e regiões autônomas dinamarquesas como Groenlândia e as Ilhas Faroé, e a finlandesa ilhas Åland.

 

Características comuns entre os Países Nórdicos:

  • Possuem os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH).

  • São países com a menor desigualdade entre gênero. São os mais igualitários do mundo.

  • A religião que predomina é a protestante luterana.

  • Todas as bandeiras nacionais possuem uma cruz representando o cristianismo.

 

Clique aqui e veja → Relação entre a Religião e as Bandeiras dos Países do Mundo

 

Praça Stortorget

O centro histórico de Malmö é um lugar bem charmoso, cheio de lojas, restaurantes e cafés. É um lugar bem típico, frequentado por moradores locais e turistas.

Stortorget (praça grande) é a praça principal de Malmö. Foi criada em 1540 e é a maior e mais antiga praça da cidade. No seu apogeu, era também a maior praça de mercado do Norte da Europa. A praça foi criada após a demolição da antiga igreja católica e do seu mosteiro após a Reforma Protestante.

Na praça ficam vários edifícios históricos do século 16, incluindo a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Residenset (antiga casa do governador) e a Lejonet (a farmácia mais antiga da Suécia).

   Prefeitura.

 

 Residenset.

 

  A Lejonet.

 

No centro da praça fica a estátua do Rei Charles X (rei sueco que reinou de 1654 à 1660). Ele conquistou antigas províncias dinamarquesas e uniu-as ao Império Sueco em 1658. A obra é de 1896, do escultor sueco Johan Börjeson, que retratou Carlos X diferente de outras estátuas equestres de reis. Ele se senta tranquilamente em seu cavalo, que também parece relaxado, exceto por sua cauda, o único sinal de alguma impaciência. O cavalo tem crinas muito longas, um sinal de distinção real.

Do século 16 ao 19, a praça abrigava uma fonte que fornecia água potável para muitas empresas e casas da cidade através de tubos de madeira. Hoje, uma fonte ornamental, esculpida em bronze, está em seu lugar.

A praça Stortorget frequentemente recebe grandes eventos, como o popular Festival de Malmö de uma semana no verão. O festival apresenta cultura, arte e música e recebe mais de um milhão de visitantes a cada ano.

 

Praça Lilla Torg

A praça Lilla Torg fica bem perto da praça Stortorget. A Lilla Torg é uma praça menor e mais aconchegante. É uma praça medieval rodeada de prédios construídos de 1600 à 1800. 

Na Lilla Torg ficam alguns restaurantes, bares e cafés. Ótimo lugar para almoçar.

Lilla Torg é uma praça com longa história. Foi construída por volta de 1590 e desde então tem sido usado principalmente como uma praça para o pequeno comércio local. Hoje, seu ambiente especial e bem preservado é uma lembrança de como Malmö era no passado. 

Desde 1590, a praça funcionava como um mercado. Os comerciantes tinham barracas, que com o tempo foram virando galpões e depois transformados em casas, que são essas ao redor da praça hoje.

Em Lilla Torg estão algumas das casas mais antigas de Malmö. A casa de enxaimel vermelho e a casa de gesso amarelo ao lado são hoje chamadas de Casa Hedman. A casa vermelha é a casa enxaimel de 1500 mais bem preservada de Malmö. No verão, concertos são frequentemente realizados aqui. No grande edifício no pátio funciona o Centro de Design, onde mostra o melhor dos designers nórdicos. No prédio há exposições, uma cafeteria e lojas.

No meio da praça tem um poço, tipo uma cisterna. Esse poço é de 1973, mas está no lugar de um outro que existia, bem mais antigo. Nas bordas da mureta é possível ver os relevos da artista Thure Törn que contam a história do antigo mercado que funcionava na praça.

 O Hotel Anglais, o grande edifício de cinco andares no lado norte da praça, um exemplo do estilo romântico nacional que dominou a arquitetura sueca no início dos anos 1900.

 

  Uma cabine de telefone antiga.

 

Lilla Torg é um ponto de encontro muito popular para os residentes e visitantes de Malmö. Há restaurantes, lojas especializadas, escritórios, hotéis, jardins de infância e habitação - uma boa prova de que é possível combinar um ambiente historicamente interessante com uma vibrante cidade contemporânea. 

Em 2002, Lilla Torg foi escolhida como "Local de Encontro do Ano" pela associação "Swedish City Centres".

 

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro (Sankt Petri Kyrka) é uma igreja luterana inaugurada no século 14. É a construção mais antiga de Malmö.

O edifício é construído em tijolos vermelhos e é considerado o principal monumento religioso gótico da região. Foi um centro espiritual durante a Reforma, e uma das poucas igrejas da então Dinamarca medieval a sofrer danos devido à iconoclastia (ação de destruir imagens). 

Sua torre tem 105 metros de altura. 

Seu interior é simples, mas possui autêntico estilo renascentista com muitas pinturas e afrescos medievais de alta importância e qualidade, além de várias peças de mobiliário raro.

A igreja possui quadros a óleo do pintor de Malmö, Pieter Hartman, representando a Última Ceia, a Crucificação, a Ascensão, e o Nome de Deus, com letras hebraicas.

O altar, de 15 metros, é renascentista, construído com madeira de carvalho envelhecido, pintado de dourado, tendo sido terminado no dia de São Miguel, em 1611. Esse altar é um dos maiores da Escandinávia.

  No chão, há muitas lápides e epitáfios.

 

  O órgão.

 

Gamla Väster

Na tradução literal, Gamla Väster significa em sueco "velho oeste". Era uma região antiga na zona oeste da cidade.

Durante o século de 1800, artesãos e pessoas simples viviam nessa área, razão pela qual este distrito não foi tão afetado pelas Reformas Protestantes que caracterizaram as áreas da cidade onde os burgueses mais ricos viviam.

A região de Gamla Väster faz parte do centro histórico de Malmö. Fica entre a praça Lilla Torg e o Kungsparken (parque da cidade). 

rua Jakob Nilsgatan é uma das mais bonitas do bairro, com casas de teto baixo e um visual que imita uma cidade cenográfica. As pequenas casas servem de residências, galerias de arte, escritórios, pequenos hotéis e cafés.

Gamla Väster durante muito tempo foi um bairro abandonado. Mas depois de preservado, tornou-se bastante valorizado e hoje, o preço das casas dessa região é bastante alto.

 

Castelo de Malmö

O Castelo de Malmö foi construído entre 1537 e 1542 sobre as ruínas de um antigo forte.

 É o mais antigo castelo renascentista preservado na Escandinávia. Sua estrutura foi destruída e restaurada várias vezes com o passar dos anos devido aos períodos de guerra entre dinamarqueses e suecos. 

No castelo funcionam o Museu da Cidade, Museu de História Nacional e o Museu de Arte.

O castelo fica dentro de um parque muito bonito. Mesmo que você não entre nos museus, o castelo por fora já é bem legal de se visitar.

 

Slottsträdgården e Kungsparken

Slottsträdgården é o jardim do castelo. É um jardim orgânico cultivado e cuidado praticamente pelos próprios moradores de Malmö através de uma associação. É aberto ao público com visita gratuita.

No jardim do castelo fica um enorme moinho holandês, o SlottsmöllanHá algumas centenas de anos, moinhos eram comuns nas muralhas e fortificações da cidade. Slottsmöllan é o único moinho preservado dentro dos canais de Malmö. O moinho é do tipo holandês e foi construído entre 1850. Ele substituiu um outro moinho de 1600 que havia sido queimado em 1849.

Kungsparken é o parque da cidade. O jardim do castelo e o parque praticamente se fundem. Ficam lado a lado. O parque é uma área de 8,4 hectares e foi inaugurado em 1872.

Atravesse o parque a pé até chegar na StadsbibliotekÉ a biblioteca pública da cidade, inaugurada em 1946. O complexo é bem interessante porque mistura dois períodos de arquiteturas diferentes, antiga e moderna, lado a lado. 

 

Moderna Museet Malmö

Todos os sites diziam que a entrada era gratuita, mas chegando lá vi que não era. Precisa pagar para entrar.

Só entre se você gostar bastante de arte contemporânea. Caso não goste, não vale a pena ir, porque as obras são "incompreensíveis" para nós pobres mortais rs.

O Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Malmö possui várias exposições que competem com outros grandes museus dessa categoria pela Europa. É uma filial do Museu de Arte Moderna de Estocolmo.

O Moderna Museet foi inaugurado em 2009. 

O prédio, antigamente usado como uma usina elétrica que abastecia a região, recebeu um anexo moderno de coloração vermelho-alaranjado.

As exposições têm rotatividade de acordo com a época do ano e se distribuem em mais de 800 m de museu. O museu é pequeno e de visitação rápida.

Mesmo que você não entre para visitar o museu, vale a pena fazer uma paradinha de descanso na cafeteria. É um lugar bem agradável. Tem banheiros, sofás confortáveis, uma lojinha (pode manusear os livros) e ninguém te pressiona para ir embora.

  Cafeteria e lojinha.

 

Praça Gustav Adolfs Torg

A praça Gustav Adolfs é a segunda maior praça de Malmö. Ela fica na parte mais moderna da cidade. É um belo lugar, amplo, cheio de árvores, fontes, bancos para sentar, lojas e restaurantes. 

A área central da praça é regularmente usada como um mercado e para eventos como o Festival anual de Malmö. 

Duas ruas importantes partem da praça Gustav: a rua Södergatan, cheia de lojas, que leva ao centro histórico, e a rua Stora Nygatan, com muitas lojas também, que leva para o lado leste da cidade. 

  Rua Södergatan.

 

  Rua Stora Nygatan.

 

A praça Gustav fica ao lado do cemitério antigo da cidade (o Gamla Kyrkogarden), que é muito bonito e, por incrível que pareça, é muito legal de atravessar a pé, porque o cemitério parece um parque. Custei de ver que havia lápides no gramado. Um lugar leve, sem a energia pesada dos cemitérios normais. O parque/cemitério é tão bonito, que as pessoas até praticam esporte nele, tipo corrida.

  O cemitério antigo de Malmö.

 

Canal Suellshamnen

Saindo do centro histórico de Malmö e indo em direção aos portos, há uma parte da cidade bem mais moderna. Há alguns poucos prédios históricos, mas a maioria das construções é mais atual.

Muitos pontos interessantes se concentram nessa área, principalmente ao longo do canal Suellshamnen.

  O belo prédio vermelho da Estação Central.

 Posthusplatsen e Estação Central.

 

 O Posthusplatsen. antigo prédio dos correios, hoje uma repartição pública com uma bela praça na frente.

 

Na frente do prédio do Posthusplatsen fica o monumento Utblick/Insikt, que é uma escultura feita de rocha negra do artista Pål Svensson. Através do grande buraco central podemos avistar o Farol de Malmö ao fundo. A obra foi inaugurada em 2017.

O canal Suellshamnen é um porto com vários lugares para a população usufruir na beira do mar. Tem um calçadão muito agradável, pista de caminhada e de bike. Tem cadeiras e espreguiçadeiras em um ambiente que simula uma praia. Tem barcos antigos ancorados que funcionam como museus ou até mesmo como restaurantes ou boates noturnas.

  Universidade de Malmö.

Malmö Inre Fyr é um farol construído em 1878 no local de um antigo farol de madeira de 1822. É um farol pequeno, que nos engana ao longe, parecendo ser bem maior que na realidade é. Ele mede apenas 20 metros de altura. No passado, ele já teve muita utilidade, mas hoje, está em desuso. É apenas um monumento histórico. A luz que acende nele é simbólica e se acende e apaga ao mesmo tempo que as luzes da rua.

As ruas e avenidas ao redor do canal são largas. Tudo ali é muito amplo. Há prédios de escritórios de empresas, lojas e restaurantes. Mas quase não vemos pessoas nem carros, mesmo no verão. O número de habitantes de Malmö é pequeno, cerca de 300 mil. Então os lugares estão sempre vazios. Isso é característica de país de primeiro mundo. Muita tecnologia e desenvolvimento, mas com pouca população.

 

Västra Hamnen e o Turning Torso

O bairro de Västra Hamnen fica a 20 minutos de caminhada do centro histórico. É um bairro de alto padrão, o mais exclusivo e caro da cidade. A região é bem interessante, com diversos prédios modernos. 

No passado, essa era uma área industrial. Em 1966, a Saab Kockums construiu o maior cais do mundo na região. A Saab Kockums é uma empresa sueca, de construção e reparação de navios de guerra, com sede em Malmö. 

Turning Torso é o prédio mais alto da Escandinávia. É um prédio residencial de alto padrão com 54 andares, 147 apartamentos e 190m de altura (dois terços do tamanho da Torre Eiffel). Ele pode ser visto de qualquer parte da cidade, e até mesmo da Dinamarca. 

É o primeiro arranha céu torcido do mundo. O prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inaugurado em 2005, com um design elegante e diferenciado, que faz uma torção de 90 graus da base até a cobertura.

 

Promenade de Malmö

Se você visitar Malmö no verão, vale à pena fazer uma caminhada do Turning Torso até a praia de Ribersborg. Tem um calçadão de madeira que vai margeando a praia (de pedra!) com vista linda para o mar, principalmente no pôr-do-sol. Essa região é cheia de prédios residenciais do bairro Västra Hamnen. 

Há um gramado bem agradável que fica de frente para o mar, com bancos para as pessoas sentarem. Eu e minha filha ficamos ali sentadas admirando a vista calma e a Ponte Øresund, que liga a Suécia à Dinamarca. Falo dessa ponte logo em seguida.

Nessa praia tem um píer de madeira com uma casinha lá na ponta. É a Ribersborgskallbadhus, uma das históricas casas de banho, populares na região desde quando foram construídas, em 1898. Nela funcionam piscinas, sauna e restaurantes.

 

Ponte Øresund, ela liga 2 Países!

A ponte Øresund é uma bela obra de engenharia e arquitetura que conecta dois países: Copenhagen (na Dinamarca) à Malmö (na Suécia). 

É uma imensa ponte sobre o mar, que se conecta a uma ilha artificial para então se transformar em um túnel debaixo d’água. Ao todo, a ponte tem 16 km de comprimento. São 12 Km de parte externa e 4 Km de túnel submerso.

Em 1991, depois de décadas de debates, os governos dinamarquês e sueco assinaram um acordo para construir a ponte juntos. Ela demorou 5 anos para ser construída e foi inaugurada no ano 2000. 

É uma ponte para veículos e trens. A parte de cima é uma rodovia com pistas destinada ao tráfego de carros, ônibus e motos. A parte de baixo tem 2 linhas de trem. É a maior ponte rodoferroviária da Europa. 

O ponto escolhido para a construção foi entre Copenhagen e Malmö por serem as duas maiores cidades na região, e uma ponte perto do aeroporto de Copenhagen beneficiaria muito os viajantes. 

A ponte não poderia ser tão alta (a ponto de prejudicar o tráfego de aviões), nem tão baixa (a ponto de atrapalhar o trânsito de navios). Daí a ideia de construir uma parte suspensa e outra em forma de túnel debaixo d'água. 

Em 2003, a ponte Øresund recebeu o Prêmio IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering) pela sua construção inovadora, design e conformidade com rígidos requisitos ambientais.

  Eu bati essa foto do avião.

 

  À noite é bem legal porque a ponte fica iluminada com as cores de cada país.

 

É muito fácil ir de um país ao outro usando a ponte. Nas estações de trem possuem máquinas automáticas onde podemos comprar os tickets na hora. 

Mas optamos ir de ônibus, pela FlixBus. O trajeto leva 1 hora e meia, de estação à estação. Tem uma parada no aeroporto de Copenhagen, tanto na ida quanto na volta, para pegar ou deixar passageiros. Acho que o trem também faz essa parada no aeroporto. A passagem custa cerca de 10€ por pessoa o trecho.

  No túnel.

 

  Exatamente no meio da ponte!

 

  A placa no meio da ponte indica que já estamos na Suécia. Sverige é Suécia escrito em sueco.

 

ATENÇÃO: Seja de carro, trem ou ônibus, leve passaporte porque tem alfândega com checagem no posto de imigração. A polícia entra e confere os passaportes de todos os passageiros.

Passamos o dia em Malmö na Suécia e no final do dia retornamos para Copenhagen na Dinamarca. Na foto abaixo, a ponte vista da Suécia.

  A ponte vista da Suécia.

 

  Na ponte, uma placa nos avisa que já estamos de volta à Dinamarca. Danmark é Dinamarca escrito em dinamarquês.

 

Passeio Bate-Volta de 1 dia em Malmö na Suécia

Estando em Copenhagen, reserve 1 dia para passear em Malmö.

Malmö se tornou um destino fácil de visitar após a construção da Ponte Øresund que liga os 2 países (Dinamarca e Suécia). 

A distância entre Copenhagen e Malmö é de 30 Km. São apenas 30 minutos de carro ou 1 hora e meia de trem ou ônibus.

 

COMO IR:

  • De carro: O percurso leva 30 minutos e tem um pedágio de 50 euros. 

  • De trem: Os trens partem da estação central de Copenhagen a cada 20 minutos. Fazem uma parada no aeroporto de Copenhagen e chegam na estação central de Malmö. O percurso dura 1 hora. O ticket custa 10 € o trecho. Dá para comprar o ticket na estação mesmo, nas máquinas eletrônicas. 

  • De ônibus: Eu optei por ir de ônibus. Reservei minha passagem pelo site FLIXBUS. O ônibus sai da estação central de Copenhagen (Ingerslevsgade) e chega na estação central de Malmö. O percurso dura 1 hora e meia. O ticket custa 9,50 € o trecho. O ônibus é super confortável, de dois andares e com ótima visibilidade. DICA: Por 3 euros à mais, reserve pelo site os assentos superiores (que vão grudados no vidro da frente) para ir curtindo melhor a paisagem.

  • ATENÇÃO: Seja de carro, trem ou ônibus, leve passaporte porque tem posto de imigração.

 

Eu saí de Copenhagen às 9 horas da manhã e retornei às 18 horas. Malmö é uma cidade pequena, deu para conhecer bastante coisa tranquilamente.

Para saber tudo sobre o passeio em Malmö CLIQUE AQUI

A ponte Øresund é uma bela obra de engenharia e arquitetura que conecta dois países: Copenhagen (na Dinamarca) à Malmö (na Suécia). 

Embora Copenhagen e Malmö serem próximas e estarem ambas localizadas em países nórdicos, são cidades bem diferentes e oferecem atrações distintas para os visitantes. Por isso, vale muito a pena conhecer as duas. É como conhecer dois países totalmente diferentes separados apenas por uma ponte.

A ponte Øresund é uma imensa ponte sobre o mar, que se conecta a uma ilha artificial para então se transformar em um túnel debaixo d’água. Ao todo, a ponte tem 16 km de comprimento. São 12 Km de parte externa e 4 Km de túnel submerso.

Em 1991, depois de décadas de debates, os governos dinamarquês e sueco assinaram um acordo para construir a ponte juntos. Ela demorou 5 anos para ser construída e foi inaugurada no ano 2000. 

É uma ponte para veículos e trens. A parte de cima é uma rodovia com pistas destinada ao tráfego de carros, ônibus e motos. A parte de baixo tem 2 linhas de trem. É a maior ponte rodoferroviária da Europa. 

O ponto escolhido para a construção foi entre Copenhagen e Malmö por serem as duas maiores cidades na região, e uma ponte perto do aeroporto de Copenhagen beneficiaria muito os viajantes. 

A ponte não poderia ser tão alta (a ponto de prejudicar o tráfego de aviões), nem tão baixa (a ponto de atrapalhar o trânsito de navios). Daí a ideia de construir uma parte suspensa e outra em forma de túnel debaixo d'água. 

Em 2003, a ponte Øresund recebeu o Prêmio IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering) pela sua construção inovadora, design e conformidade com rígidos requisitos ambientais.

  Eu bati essa foto do avião.

 

  À noite é bem legal porque a ponte fica iluminada com as cores de cada país.

 

É muito fácil ir de um país ao outro usando a ponte. Nas estações de trem possuem máquinas automáticas onde podemos comprar os tickets na hora. 

Mas optamos ir de ônibus, pela FlixBus. O trajeto leva 1 hora e meia, de estação à estação. Tem uma parada no aeroporto de Copenhagen, tanto na ida quanto na volta, para pegar ou deixar passageiros. Acho que o trem também faz essa parada no aeroporto. A passagem custa cerca de 10€ por pessoa o trecho.

  No túnel.

 

  Exatamente no meio da ponte!

 

  A placa no meio da ponte indica que já estamos na Suécia. Sverige é Suécia escrito em sueco.

 

ATENÇÃO: Seja de carro, trem ou ônibus, leve passaporte porque tem alfândega com checagem no posto de imigração. A polícia entra e confere os passaportes de todos os passageiros.

Passamos o dia em Malmö na Suécia e no final do dia retornamos para Copenhagen na Dinamarca. Na foto abaixo, a ponte vista da Suécia.

  A ponte vista da Suécia.

 

  Na ponte, uma placa nos avisa que já estamos de volta à Dinamarca. Danmark é Dinamarca escrito em dinamarquês.

 

Passeio Bate-Volta de 1 dia em Copenhagen na Dinamarca

Estando em Malmö, reserve 1 dia para conhecer outro país. Isso se tornou possível após a construção da Ponte Øresund que liga a Suécia à Dinamarca. A distância entre Malmö e Copenhagen através da ponte é de 30 Km. São apenas 30 minutos de carro ou 1 hora e meia de trem ou ônibus.

 

COMO IR:

  • De carro: O percurso leva 30 minutos e tem um pedágio de 50 euros. 

  • De trem: Os trens partem da estação central de Malmö a cada 20 minutos. Fazem uma parada no aeroporto de Copenhagen e chegam na estação central de Copenhagen. O percurso dura 1 hora. O ticket custa 10€ o trecho. Dá para comprar o ticket na estação mesmo, nas máquinas eletrônicas. 

  • De ônibus: Compre a passagem pelo site FLIXBUS. O ônibus sai da estação central de Malmö e chega na estação central de Copenhagen. O percurso dura 1 hora e meia. O ticket custa 9,50 € o trecho. O ônibus é super confortável, de dois andares e com ótima visibilidade. DICA: Por 3 euros à mais, reserve pelo site os assentos superiores (que vão grudados no vidro da frente) para ir curtindo melhor a paisagem.

  • ATENÇÃO: Seja de carro, trem ou ônibus, leve passaporte porque tem posto de imigração.

 

Para saber o que visitar em Copenhagen, CLIQUE AQUI

 

Ana Cassiano

Morei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.

MMorei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.orei na Alemanha por 8 anos. Já visitei vários países de continentes diferentes. Sou Guia de Turismo em São Paulo, Escritora de Viagens e Colaboradora de Sites de Turismo.